LEONARDO TOMADON

Case: Como a tecnologia está afetando a prática do Lean.

A tecnologia é algo inerente para o funcionamento de qualquer empresa e isso não é algo que irá mudar. Contudo, usar a tecnologia sem o conhecimento e a mentalidade correta para a criação de valor e melhoria contínua de nada adianta para nenhum gerente. Por outro lado, os praticantes do Lean que buscam colher os benefícios da tecnologia aplicada ao Lean normalmente encontram problemas em dois cenários:

1. Eles podem melhorar os seus processos, porém dependem de profissionais de TI e demais recursos que acabam resultando em gargalos.
2. Eles não estão totalmente cientes de como e quais tecnologias estão disponíveis para empoderá-los em suas iniciativas Lean.

Por isso, é essencial acompanhar a Indústria 4.0 e utilizá-la para potencializar os resultados das ações de Lean, independente da área de atuação. A tecnologia deve ser algo acessível e fácil para os praticantes de Lean, liberando-os da constante necessidade de TI. Empresas de diferentes segmentos já estão realizando a transformação digital e utilizando a tecnologia a seu favor para obter grandes benefícios e melhores resultados.

 

Leonardo Tomadon atua como Gerente de Projetos de Marketing no Pipefy, com foco em estratégia e excelência operacional. Já foi Gerente de Projetos em Vendas e Lean Evangelist, com foco em construção de marca e categoria através de: desenvolvimento de parcerias, educação interna e advocacy do tema.